18 março, 2007

Ser Gótico!??

Ser gótico vai muito além de vestir roupas pretas, usar maquilhagem pesada e ser fã compusivo das bandas que supostamente deram origem ao estilo nos anos 60 e 70.
O gótico na origem da palavra é o proliferador da cultura dos Godos, povo bárbaro que fez história na Idade média.
Na definição filosofica é o romântico do periodo mediano da sociedade, acometido da depressão de viver a desilusão do sonho e desejo do amor perfeito e por algum motivo proibido. Portador da pestilência espiritual da paixão pela depressão, resultante da fixação por um objetivo muitas vezes distante da realidade de sua existência, porém perfeito em seu pensamento. De fato tinham afinidade pelo suicídio como mostra a história.
Em geral pessoas inteligentes e de hábitos solitários em sua maioria apaixonados pelo estilo vampírico.
Obviamente não nos vestiremos com armaduras de guerra do povo godo ou nos isolaremos em um quarto escuro para filosofar e escrever sobre a depressão de nossa vida até o fim de nossos dias, porém esta é a base da cultura gótica, adicionada de vários elementos decorrentes da hastória. Em nosso tempo a influênca superior vem da sociedade que nos exclui e da mídia direcionada ao nosso público.
Não sou o dono da verdade e não é de minha intenção o julgamento individual dos seres, porém não me canso de questionar "o que é ser gótico?" se a definição que tenho não é vagamente poética. Será possível que o gotico esteja morrendo e se transformado em algo a parte?
Em minha opinião existem muitos "pseudo góticos" no mundo, seres que apenas dedicam suas vidas ao estilo musical, outros somente as vestimentas e maquilhagem.
Creio que ser gótico é muito mais uma questão filosófica do que simples aparência e gosto musical.

Nenhum comentário: